Webinar: Responsabilidade fiscal e social com ênfase no teto de gastos e resultados fiscais
RESUMO
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)veio para estabelecer um freio nos gastos desmedidos que desequilibram as finanças públicas, bem como cuidar dos aspectos relativos à transparência e planejamento na gestão do patrimônio público. A LRF é um como um código de conduta para os administradores públicos de todo país, que vale para os três entes de federação (União, Estado, Municípios e Distrito Federal), e dentro dos três entes para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário. O atual cenário que se houve falar tanto sobre a responsabilidade fiscal e a responsabilidade social e como afetam o desenvolvimento econômico do país gerando uma necessidade de esclarecer sobre as informações noticiadas, o que é verdadeiro e como afeta o setor público, contribuindo assim para discussões acerca da harmonização das normas sobre elaboração do orçamento público, e o que deve ser observado quanto a responsabilidade fiscal e social. E verificar se podem ser dissociadas ou estão juntas na elaboração do orçamento.Por meio da LRF os governantes passaram a obedecer às normas e limites para a administrar as finanças, dando transparência aos gastos públicos, permitindo que a sociedade possa acompanhar como os governantes gastam os recursos públicos e o quanto gastam. A transparência desses gastos vai desde a despesa com pessoal, que os governantes de cada Poder são obrigados a observar os limites estipulados no art. 20 da LRF, assim como limites para a dívida pública, a projeção para dois anos subsequentes, além de criar metas para controlar receitas e despesas. Importante dizer que junto ao assunto da responsabilidade fiscal e social, será abordado também a questão do ICMS, pacto federativo, e orçamento secreto. Assuntos que estão nas mídias todos os dias.
Período do Evento: | 22/11/2022 a 15/12/2022 |
---|
Responsável pela Ação: | MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
E-mail do Responsável: | marlenearenas@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | 69992229678 | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1371 |
Núcleo de Práticas Periciais
Responsável pela Ação: | PATRÍCIA PEREIRA CASTRO | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
E-mail do Responsável: | patricia.castro@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | (67) 98220-7101 | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/997 |
Seminário Integrativo dos PPGs/UNIR: Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Biologia Experimental e Geografia
RESUMO
O evento intitulado “Seminário Integrativo dos PPGs/UNIR: Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Biologia Experimental e Geografia” têm por objetivo apresentar à comunidade as atividades técnico-científicas desenvolvidas pelos alunos bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos referidos Programas de Pós-Graduação. A sua realização corresponde a uma obrigatoriedade junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e à Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), as quais beneficiaram financeiramente esses programas por meio do Edital nº 18/2020, intitulado “Apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias nos Estados” (PDPG). Desse modo, como contributo ao referido proveito, os bolsistas subsidiados pelo edital devem realizar uma apresentação de suas atividades desenvolvidas junto aos PPGs. Nesse sentido, o seminário integrativo entre os Programas de Pós-Graduação PGDRA, PGBIOEXP e PPGG ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2022 de maneira virtual. A programação do evento está composta pela abertura, com a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR, Dr. Artur de Souza Moret e pelos coordenadores dos cursos: Dra. Gleimiria Matos (PGDRA), Dr. Gabriel Eduardo Ferreira PGBIOEXP e Dr. Ricardo Gilson Silva (PPGG). Na sequência, tem-se a palestra intitulada “Concepções basilares e emergentes para o progresso dos Programas de Pós-Graduação no Brasil” que será proferida pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Júlio Barcellos. Posteriormente, haverá a apresentação dos 21 alunos bolsistas dos referidos PPGs. Espera-se que esse evento proporcione um ambiente favorável à difusão das pesquisas realizadas na UNIR, assim como a transparência e devolutivas técnico-científicas dos investimentos realizados pela CAPES e FAPERO. Por fim, intenta-se que seja um momento ímpar de interações e trocas de conhecimentos entre todos os participantes.
Período do Evento: | 25/08/2022 a 26/08/2022 |
---|
Responsável pela Ação: | GLEIMIRIA BATISTA DA COSTA MATOS | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
E-mail do Responsável: | gleimiria@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | (69) 8107-7219 | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1131 |
Resumo
Trata-se de um Projeto de Extensão para produção de conteúdo audiovisual intitulado Conta + UNIR, elaborado por acadêmicos de Comunicação Social e Ciências Contábeis, por meio de entrevistas com egressos/as do curso de Ciências Contábeis, do campus José Ribeiro Filho, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Vincula-se esta Ação ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis (DACC) e ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual (GEPEA), do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da UNIR. Serão quatro produções, com publicação quinzenal em canal do Youtube, disponibilizados, também, no portal institucional da universidade, em que os entrevistados “contam” sobre sua experiência no mundo do trabalho e, “mais”, rememoram sua formação acadêmica na universidade em um diálogo com acadêmicos da UNIR.
Responsável pela Ação: | EVELYN IRIS LEITE MORALES CONDE | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
E-mail do Responsável: | evelyn.morales@unir.br | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/465 |
|||||||
Relatório Final | Conta_+_UNIR relatorio_final |
Transferência de Tecnologias Apropriadas para Imposto de Renda |
Anualmente a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física se faz obrigatória para o contribuinte, e para tanto não possui o acesso necessário à informação e ou competências informacionais requeridas para a correta interpretação e mensuração dos fatos a serem registrados em sistema de informação, e particularmente de sistemas de informações próprios da Receita Federal do Brasil, surge assim a necessidade de oferta de serviços à comunidade. Desse modo o presente Projeto pretende apresentar aos participantes que necessitam entregar a declaração de imposto de renda da pessoa física os objetivos, exigências, fundamentos da declaração e as orientações para o devido preenchimento dos dados no sistema próprio. A prestação do serviço será realizada pela equipe constituída por técnicos, docentes e discentes vinculados ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis e ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas em Parceria com o departamento de Ciências da Informação, que estarão a disposição sanar dúvidas quanto ao preenchimento e uso do software. Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada, resguardados as prioridades.
Responsável pela Ação: | JOSMAR ALMEIDA FLORES | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
E-mail do Responsável: | josmar.flores@unir.br | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/463 | |||||||
Relatório Final | IR_relatorio_final |
Agora em 2020, considerando a pandemia essa festa não pode ser realizada, pelas restrições da presença física das crianças, estamos propondo uma ação de recolhimento de um kit de cesta para as crianças (doces, refrigerantes, brinquedos, livros, etc.), esses itens deverão ser distribuídos para as crianças (idade 04 a 12 anos) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que estudam na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental João Afro Vieira – KM 11 BR 364. Zona Rural de Porto Velho-RO. Esse projeto, será realizado pelas turmas dos alunos do Curso de Ciências Contábeis e Direito conforme será destacado nas metas. Em resumo podemos descrever que o projeto consiste na organização logística de arrecadação e distribuição de doações de itens um kit em comemoração ao dia das crianças. Serão atendidas aproximadamente 120 crianças de 04 a 12 anos (71 meninos e 43 meninas). Participantes: alunos, professores e servidores e alunos egressos da UNIR, profissionais da contabilidade e do direito.
Responsável pela Ação: | JOEL BOMBARDELLI | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
E-mail do Responsável: | JOEL@UNIR.BR | |||||||
Contato do Responsável: | (69) 98139-9800 | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/381 |
I Webinária Desenvolvendo Competências e Inovando Práticas: aprendizagem e reflexões em tempos de pandemia
Resumo
O Webinário tem como objetivo desenvolver competência e habilidades que favoreçam a utilização de recursos tecnológicos disponibilizados para o processo de ensino e aprendizagem, estimulando a criatividade, adaptação, o pensamento crítico e científico
Esse evento busca familiarizar os docentes e discentes com as ferramentas tecnológicas disponíveis, facilitando o acesso às informações e favorecendo inserções tecnológica e responsável aos integrantes do Departamento de Ciências Contábeis.
Dessa forma, essa atividade vai promover o uso de mídias e plataformas digitais como meio de comunicação, expressão e compartilhamento de conhecimento; além de proporcionar reflexão sobre os impactos da pandemia nas atividades profissionais e nos segmentos de mercado
Tipo do Evento: | SEMINÁRIO | Carga Horária: | 60 | Quantidade de Vagas: | 90 | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Responsável pela Ação: | MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS | |||||||
E-mail do Responsável: | marlenearenas@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | 69992229678 | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/348 |
III SEMINÁRIO DE ESTRATÉGIA E FERRAMENTAS PARA PESQUISA CIENTÍFICA
Resumo
O seminário busca familiarizar os discentes com as ferramentas de ?word?, na elaboração de projeto de pesquisa, trabalho de conclusão do curso, monografia ou produção de artigo.
O Objetivo é demonstrar e orientar o uso dessa ferramenta, bem como a formatação dentro das normas da ABNT, e ensinar o uso do Mendeley.
Familiarizar o discente com a pesquisa científica básica e avançada por meio da web, visando a utilização dos recursos tecnológicos na produção de trabalhos de conclusão de curso e produção de artigos e projetos
Tipo do Evento: | SEMINÁRIO | Carga Horária: | 20 | Quantidade de Vagas: | 100 | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Responsável pela Ação: | MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS | |||||||
E-mail do Responsável: | marlenearenas@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | 69992229678 | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/347 |
O I Seminário de Pesquisa em Ciências Contábeis surge do resultado das pesquisas dos discentes do Curso de Ciências Contábeis, durante a disciplina Projetos de Pesquisa em Ciências Contábeis. O evento possui como proposta a disseminação e discussão tópicos de contabilidade, envolvendo planejamento, contabilidade e auditoria aplicada à área privada, planejamento, gestão, Página 2 de 11 contabilidade e auditoria governamental, contabilidade socioambiental, agronegócios, contabilidade e análise de custos, que possam ser divulgadas à informações a sociedade, e demais ações necessárias para atender a legislação vigente e os princípios contábeis e constitucionais. Por meio de mesa redonda com docentes do curso de Ciências.
Por meio de mesa redonda com docentes do curso de Ciências Contábeis, os projetos de pesquisa após apresentados pelos discentes, serão avaliados, abrindo discussão sobre os temas e procedimentos metodológicos, com objetivo de ajustar quanto a pesquisa, técnicas a serem aplicadas.
Data de início e término: 01/11/2018 a 20/12/2018
Prof. Dra. Marlene Valerio dos Santos Arenas – Coordenadora do Evento
Prof. Dr. Erasmo Moreira de Carvalho – Coordenador da Mesa Redonda
O I Seminário de Formatação de Texto – Word surge da necessidade dos discentes dos cursos de ciências contábeis, como suporte na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. O evento possui como proposta a disseminação das normas de formatação, de acordo com a ABNT.
Data de início e término: 12/11/2018 a 20/12/2018
Prof. Dra. Marlene Valerio dos Santos Arenas – Coordenadora do Projeto
Prof. Msc. Valmir Batista Prestes de Souza Vice-Coordenador do Projeto
Resumo: O projeto tem como objetivo refletir e discutir sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Por se tratar de uma ação inédita no curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, buscou-se utilizar esta extensão para troca de informações, experiências para além do curso da instituição pública, abrindo as portas desta IES para outros acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis do município para tal troca de experiência. A extensão não se caracteriza como preparação aos estudos sobre o ENADE, mas sobre a valorização de tal exame, uma vez que avalia o desempenho dos estudantes de forma individual e coletiva para o desempenho de nota do curso.
Objetivos específicos:
– Integrar acadêmicos de Ciências Contábeis das instituições de Ensino Superior pública e privadas de Porto Velho sobre os conhecimentos obtidos em sala de aula;
– Troca experiências acadêmicas sobre o referido curso;
- Debater questões de Exames anteriores para compreensão do modelo aplicado aos acadêmicos.
Coordenadora: Prof. Dra. Marlene Valério dos Santos Arenas
Período: 03 de agosto a 31 de outubro de 2018
Local: UNIR
O seminário em alusão ao dia dia do Contador comemorado no último dia 22 de setembro de 2018, pretende discutir a multidisciplinaridade na edução e na profissão contábil sob a perspectiva dos desafios da nova contabilidade para os futuros profissionais, trazendo profissionais renomados com formação em Ciências Contábeis, atuando em várias áreas do mercado.
Data de início e término: 15/10/2018 a 19/10/2018
Prof. Dra. Gleimiria Batista da Costa – Coordenadora do Evento
Prof. Esp. Vanessa Fernanda Rios de Almeida – Vice-Coordenadora
A proposta da ação foi a disseminação das normas de Perícia Contábil de acordo com o Código de Processo Civil, a NBC TP 01 – Perícia Contábil e a NBC PP 01 – Perito Contábil. E teve como objetivo principal discutir a multidisciplinaridade na educação e na profissão contábil, aproximando os acadêmicos das novas demandas que surgem com a evolução das necessidades sociais, criando e oportunizando os meios necessários para o desenvolvimento personalizado de novas perspectivas individuais e coletivas aos futuros profissionais.
Coordenadora: Prof. Me. Vanessa Fernanda Rios de Almeida
Vice-coordenador: Prof. Dra. Gleimiria Batista da Costa Matos
Período: 27 a 28 julho de 2019
VII Seminário Temático de Ciências Contábeis: Inovação em Contabilidade Pública
No ano de 2018 tivemos o prazer de retomar com o Seminário Temático de Ciências Contábeis, evento este que ocorreunos anos de 2005, 2006, 2008 e 2009 e que foi, liderado e organizado pelo prof. Dr. José Moreira da Silva Neto e pela Profª. Dra. Gleimiria Costa Matos, com a participação dos alunos na semana de Tecnologia e Inovação e apresentação de artigos dos alunos da graduação e pós-graduação em Controladoria Institucional e Ambiental. Apos o retorno em 2018, este ano de 2019 estamos novamente apresentando por entende a importância do evento para o curso. Cumprindo com o que foi colocado no projeto anterior de resgatar este projeto para que a comunidade acadêmica de ciências contábeis possa interagir com os profissionais de diversas áreas de atuação da contabilidade, Portanto, estamos apresentando o projeto no VII Seminário Temático de Ciências Contábeis, com o tema Inovação em Contabilidade Pública, que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, no auditório Paulo Freire da UNIR-CAMPUS. Vale ressaltar que este evento é em alusão ao dia do Contador comemorado no último dia 22 de setembro de 2019, o VII SEMINÁRIO TEMÁTICO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIR pretende discutir a Inovação em Contabilidade Pública, pois diante dos desafios esses profissionais estão em constante aprendizado.
Coordenadora: Prof. Dra. Gleimiria Batista da Costa Matos
Vice-coordenador: Prof. Me. Vanessa Fernanda Rios de Almeida
Período: 19 e 20 de setembro de 2019
I Seminário de Divulgação de Pesquisa em Ciências Contábeis
I Seminário de Divulgação de Pesquisa em Ciências Contábeis surge do resultado das pesquisas dos discentes do Curso de Ciências Contábeis, que culminam com a elaboração de um artigo como trabalho de conclusão de curso. O evento possui como proposta a disseminação e discussão das pesquisas realizadas pelos discentes do curso, que envolvem planejamento, contabilidade e auditoria, balanço social, responsabilidade criminal do profissional contador, agronegócios, licitações públicas e atuação do Tribunal de Contas, e divulgadas à sociedade.
Tem como objetivo principal divulgar as pesquisas realizadas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia e incentivar a participações em congressos científicos nacionais e internacionais e por fim, publicação em periódicos Qualis Capes.
Coordenadora: Prof. Dra. Marlene Valerio dos Santos Arenas
Vice-coordenador: Prof. Dr. Erasmo Moreira de Carvalho
Período: 09 de maio a 17 de julho de 2019
Resumo: O projeto tem como objetivo orientar gratuitamente os cidadãos que precisam declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física 2018, ano base 2017. Os contribuintes são orientados sobre os objetivos, exigências e fundamentos da declaração, assim como os procedimentos para correto preenchimento na plataforma. A prestação do serviço é feita por uma equipe constituída por técnicos do NUCSA, professores e estudantes do Departamento de Ciências Contábeis/UNIR, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Administração e o Departamento de Ciências da Informação/UNIR. Os docentes e os acadêmicos estarão à disposição para tirar dúvidas quanto ao preenchimento e uso do software para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.
Coordenadora: Prof. Dra. Gleimiria Costa Batista
Vice-coordenador: Prof. Gilberto Aparecido da Silva
Período: 23 à 27 de abril de 2018
Resumo: O projeto tem como objetivo orientar gratuitamente os cidadãos que precisam declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física 2017, ano base 2016. São orientadas informações sobre os objetivos, exigências e fundamentos da declaração, assim como os procedimentos para correto preenchimento na plataforma. A prestação do serviço é feita por uma equipe constituída por técnicos do NUCSA, professores e estudantes do Departamento de Ciências Contábeis/UNIR, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação/UNIR, à disposição para tirar dúvidas quanto ao preenchimento e uso do software para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.
Coordenadora: Prof. Dra. Gleimiria Costa Batista
Vice-Coordenador: Prof. Gilberto Aparecido da Silva
Período: 24 a 27 de abril de 2017
Resumo: O projeto tem como objetivo orientar gratuitamente os cidadãos que precisam declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física 2016, ano base 2015. São orientadas informações sobre os objetivos, exigências e fundamentos da declaração, assim como os procedimentos para correto preenchimento na plataforma. A prestação do serviço é feita por uma equipe constituída por técnicos do NUCSA, professores e estudantes do Departamento de Ciências Contábeis/UNIR, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação/UNIR, à disposição para tirar dúvidas quanto ao preenchimento e uso do software para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.
Coordenadora: Prof. Dra. Gleimiria Costa Batista
Vice-Coordenador: Prof. Me. Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de Lima
Período: 26 a 29 de abril de 2016
Resumo: O projeto tem como objetivo orientar gratuitamente os cidadãos que precisam declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física 2015, ano base 2016. São orientadas informações sobre os objetivos, exigências e fundamentos da declaração, assim como os procedimentos para correto preenchimento na plataforma. A prestação do serviço é feita por uma equipe constituída por técnicos do NUCSA, professores e estudantes do Departamento de Ciências Contábeis/UNIR, em parceria com o Departamento de Ciência da Informação/UNIR, à disposição para tirar dúvidas quanto ao preenchimento e uso do software para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.
Coordenadora: Prof. Dra. Gleimiria Costa Batista
Vice-Coordenador: Prof. Me. Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de Lima
Período: 23/04/2015 a 08/05/2015
Nivelamento Enade/2015
Resumo: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Como o exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar, considera-se importante atenção à prova, sobretudo aos concluintes, no tocante a reavivar o conteúdo ministrado no decorrer dos semestres estudados pelos acadêmicos do referido curso e ainda conhecer a formatação do Exame. Esta é uma oportunidade de nivelamento e enriquecimento curricular e de discussões e reflexões sobre o curso e o desempenho acadêmico. Os encontros de estudos são abertos a quaisquer acadêmicos de cursos de Ciências Contábeis no município de Porto Velho, que tenham interesse no conhecimento dos modelos anteriores de ENADE do referido curso e reflexões acerca do Exame e o desempenho sobre os conteúdos referentes ao curso de Ciências Contábeis.
Coordenadora: Prof. Dra. Marlene dos Santos Velério Arenas
Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Sandra da Cruz Garcia do Espírito Santos Aguiar
Período: 20/08/2015 a 21/11/2015