Caso deseje realizar uma consulta com todas as ações de extensão em andamento do Departamento de Ciências Contábeis, acesse o link: SIGAA/CONSULTA/EXTENSÃO. Após o acesso selecione a unidade responsável: Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis - NUCSA (11.30.01.03); selecione o ano correspondente e realize a busca.
Webinar: Responsabilidade fiscal e social com ênfase no teto de gastos e resultados fiscais
RESUMO
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)veio para estabelecer um freio nos gastos desmedidos que desequilibram as finanças públicas, bem como cuidar dos aspectos relativos à transparência e planejamento na gestão do patrimônio público. A LRF é um como um código de conduta para os administradores públicos de todo país, que vale para os três entes de federação (União, Estado, Municípios e Distrito Federal), e dentro dos três entes para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário. O atual cenário que se houve falar tanto sobre a responsabilidade fiscal e a responsabilidade social e como afetam o desenvolvimento econômico do país gerando uma necessidade de esclarecer sobre as informações noticiadas, o que é verdadeiro e como afeta o setor público, contribuindo assim para discussões acerca da harmonização das normas sobre elaboração do orçamento público, e o que deve ser observado quanto a responsabilidade fiscal e social. E verificar se podem ser dissociadas ou estão juntas na elaboração do orçamento.Por meio da LRF os governantes passaram a obedecer às normas e limites para a administrar as finanças, dando transparência aos gastos públicos, permitindo que a sociedade possa acompanhar como os governantes gastam os recursos públicos e o quanto gastam. A transparência desses gastos vai desde a despesa com pessoal, que os governantes de cada Poder são obrigados a observar os limites estipulados no art. 20 da LRF, assim como limites para a dívida pública, a projeção para dois anos subsequentes, além de criar metas para controlar receitas e despesas. Importante dizer que junto ao assunto da responsabilidade fiscal e social, será abordado também a questão do ICMS, pacto federativo, e orçamento secreto. Assuntos que estão nas mídias todos os dias.
Período do Evento: | 22/11/2022 a 15/12/2022 |
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Responsável pela Ação: | MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS | |||||||
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E-mail do Responsável: | marlenearenas@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1371 |
Núcleo de Práticas Periciais
Responsável pela Ação: | PATRÍCIA PEREIRA CASTRO | |||||||
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E-mail do Responsável: | patricia.castro@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | (67) 98220-7101 | |||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/997 |
Seminário Integrativo dos PPGs/UNIR: Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Biologia Experimental e Geografia
RESUMO
O evento intitulado “Seminário Integrativo dos PPGs/UNIR: Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Biologia Experimental e Geografia” têm por objetivo apresentar à comunidade as atividades técnico-científicas desenvolvidas pelos alunos bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado dos referidos Programas de Pós-Graduação. A sua realização corresponde a uma obrigatoriedade junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e à Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), as quais beneficiaram financeiramente esses programas por meio do Edital nº 18/2020, intitulado “Apoio aos Programas de Pós-Graduação Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias nos Estados” (PDPG). Desse modo, como contributo ao referido proveito, os bolsistas subsidiados pelo edital devem realizar uma apresentação de suas atividades desenvolvidas junto aos PPGs. Nesse sentido, o seminário integrativo entre os Programas de Pós-Graduação PGDRA, PGBIOEXP e PPGG ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2022 de maneira virtual. A programação do evento está composta pela abertura, com a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR, Dr. Artur de Souza Moret e pelos coordenadores dos cursos: Dra. Gleimiria Matos (PGDRA), Dr. Gabriel Eduardo Ferreira PGBIOEXP e Dr. Ricardo Gilson Silva (PPGG). Na sequência, tem-se a palestra intitulada “Concepções basilares e emergentes para o progresso dos Programas de Pós-Graduação no Brasil” que será proferida pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Júlio Barcellos. Posteriormente, haverá a apresentação dos 21 alunos bolsistas dos referidos PPGs. Espera-se que esse evento proporcione um ambiente favorável à difusão das pesquisas realizadas na UNIR, assim como a transparência e devolutivas técnico-científicas dos investimentos realizados pela CAPES e FAPERO. Por fim, intenta-se que seja um momento ímpar de interações e trocas de conhecimentos entre todos os participantes.
Período do Evento: | 25/08/2022 a 26/08/2022 |
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Responsável pela Ação: | GLEIMIRIA BATISTA DA COSTA MATOS | |||||||
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E-mail do Responsável: | gleimiria@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1131 |
RESUMO
O Avaliar Proficiência Contábil busca oferecer aos egressos e discentes do curso de Ciências Contábeis, que estão se preparando para obter o registro profissional com o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), uma revisão dos conteúdos programáticos abordados no decorrer do curso de Ciências Contábeis, atualizar conhecimentos para o exame de suficiência do CFC e compreender os temas gerais e específicos da contabilidade, por meio de simulados on-line.
Buscar-se-á desenvolver simulados que atendam necessidades específicas e que propiciem ao discente envolvido a utilização dos conhecimentos ao longo da graduação em sua aprovação no Exame de Suficiência. Isso tem um impacto positivo, pois capacita os alunos do curso de ciências contábeis a obterem seu registro Profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade.
Período de Realização: | 14/02/2022 a 02/04/2022 |
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Responsável pela Ação: | PATRÍCIA PEREIRA CASTRO | |||||||
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E-mail do Responsável: | patricia.castro@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/785 |
RESUMO
PROJETO DE EXTENSÃO UniRua – Direito da Cidade DPVAT se propõe realizar ações sociais de prestar informações para a sociedade, em especial para as pessoas e familiares que sofrem Acidente de Transito na cidade de Porto Velho-RO. O projeto tem como objetivo a produção e divulgação de informações básicas que orientam como as pessoas podem realizar o acesso do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não (Seguro DPVAT). O projeto tem como meta atender no mínimo 500 pessoas em Porto Velho RO. A divulgação será realizada em Postos de Saúde, Hospitais e Clinicas, locais estes de atendimento e socorro as pessoas que sofrem acidentes de trânsito. O envolvimento da comunidade acadêmica será com o planejamento e execução das ações necessárias para produzir e divulgar informações sobre o acesso ao DPVAT.
Período de Realização: | 16/08/2022 a 02/12/2022 |
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Responsável pela Ação: | JOEL BOMBARDELLI | |||||||
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E-mail do Responsável: | jbombardelli@lwmail.com.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1138 |
RESUMO
O projeto visa por meio de cursos assessorar os agentes públicos de escolar na realização de licitações de gêneros alimentícios para merenda escolar conforme Programa Nacional de Alimentação Escolar e aquisição de outros bens e serviços de acordo com o Programa Dinheiro Direto na Escola para cobertura de despesas de custeio, manutenção e pequenos investimentos que concorram para a garantia do funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, de forma a contribuir para realização do desenvolvimento local e licitações sustentáveis.
Período de Realização: | 19/04/2022 a 30/06/2023 |
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Responsável pela Ação: | MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS | |||||||
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E-mail do Responsável: | marlenearenas@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/863 |
RESUMO
Anualmente a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física se faz obrigatória para o contribuinte, e para tanto não possui o acesso necessário à informação e ou competências informacionais requeridas para a correta interpretação e mensuração dos fatos a serem registrados em sistema de informação, e particularmente de sistemas de informações próprios da Receita Federal do Brasil, surge assim a necessidade de oferta de serviços à comunidade. Desse modo o presente Projeto pretende apresentar aos participantes que necessitam entregar a declaração de imposto de renda da pessoa física os objetivos, exigências, fundamentos da declaração e as orientações para o devido preenchimento dos dados no sistema próprio. A prestação do serviço será realizada pela equipe constituída por técnicos, docentes e discentes vinculados ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis e ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, que estarão a disposição sanar dúvidas quanto ao preenchimento e uso do software. Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada, resguardados as prioridades.
Período de Realização: | 21/03/2022 a 29/04/2022 |
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Responsável pela Ação: | JOSMAR ALMEIDA FLORES | |||||||
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E-mail do Responsável: | josmar.flores@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/842 |
RESUMO
Considerando o Edital de Chamamento nº 001/2022 publicado pela Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema/TJRO) em 14 de fevereiro de 2022 para apresentação de projetos sociais e, tendo em vista as atividades de reinserção social desenvolvidas pela Gerência de Reinserção Social, esta atividade de extensão visa a prestação de serviço de assessoria especializada disponibilizada pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em atendimento da Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia (Sejus). O objetivo geral da proposta consiste em elaborar projeto para captação de recursos em prol da estruturação de um Auditório Multifuncional e construção de um Viveiro de plantas ornamentais no Projeto Fazenda Futuro. Para o estudo, aplica-se a pesquisa participante que, conforme Rocha (2004), é aquela que possui um elemento político que viabiliza a discussão da relevância da investigação, tendo como foco a intervenção na realidade social. Como resultados esperados, almeja-se contribuir para a continuidade dos projetos de reinserção laboral no estado e capacitação dos gestores e servidores quanto aos procedimentos de elaboração de projetos para captação recursos públicos e financiamento externo.
Período de Realização: | 21/03/2022 a 23/05/2022 |
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Responsável pela Ação: | NATALIA TALITA ARAÚJO NASCIMENTO | |||||||
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E-mail do Responsável: | natalia.araujo@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/872 |
RESUMO
Este projeto tem como objetivo fazer a integração entre os Micro empreendedor individual e os alunos do curso de Ciências contábeis do 4º ao 8º ano da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Para tanto, objetiva viabilizar o acesso gratuito dos cidadãos à solução de demandas tecnológicas para gerir os negócios, especialmente, em tempos de pandemia e cumprir exigências obrigatórias tributárias para se manter ativo e legalizado frente as necessidades fiscais. Percebe-se o MEI, tem enfrentado junto a legislação vigente alguns desafios e dentre ele o cumprimento e sua permanência no mercado. Visando contribuir com essa categoria, foi pesando neste projeto uma forma dos alunos do curso interagirem com a sociedade no tocante aos seus conhecimentos contábeis, tais como: 1. Obter auxílio para as demandas de gestão, de elaboração e entrega de informações obrigatórias como a Declaração Anual de Faturamento MEI, umas das obrigações condicionantes para permanência como MEI e ainda. 2. Obter auxílio na abertura, alteração e baixa de empresas; emissão de guias; pedido de nota fiscal à Receita Estadual; emissão de notas fiscais; e parcelamentos de débitos junto à Receita Federal. Para os discentes e docentes, bem como todos envolvidos neste projeto, será uma oportunidade de apoiar a sociedade com os conhecimentos adquiridos, em contato direto com a comunidade, vivenciando a prática de suas habilidades associadas à realidade local numa experiência de crescimento profissional e pessoal, operando como agentes de transformação social.
Período de Realização: | 08/03/2022 a 05/08/2022 |
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Responsável pela Ação: | JUOCERLEE TAVARES GUADALUPE PEREIRA DE LIMA | |||||||
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E-mail do Responsável: | juocerlee@unir.br | |||||||
Contato do Responsável: | ||||||||
Url da Acão: | https://sigaa.unir.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/812 |